sábado, 6 de março de 2010

ESTAMOS NA QUARESMA

Olá amigos e devotos do Sagrado Coração, estamos no período da Quaresma. A Igreja todo ano se une os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. Assim revivemos os acontecimentos da história da salvação no “hoje” através da liturgia. Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, e à partilha fraterna.
No período da Quaresma toda a Igreja exercita a penitência interior que é uma reorganização radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração, uma ruptura, uma negação ao pecado que cometemos. Ao mesmo tempo, é o desejo de mudar a vida com a esperança na misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça.
Na penitencia interior há três formas mais praticadas nesse período quaresmal:
 Jejum – penitência que exprime a conversão com relação a si mesmo;
 Oração – penitência que exprime a conversão com relação a Deus;
 Caridade – penitência que exprime a conversão com relação aos outros.
Essa conversão se realiza na vida cotidiana por meio de gestos de reconciliação, do cuidado dos pobres, do exercício e da defesa da justiça e do direito, pela confissão das faltas aos irmãos, enfim tomar a sua cruz a cada dia e seguir a Jesus. Boa Quaresma.

Quer saber mais: click no link abaixo e saiba o significado e a origem da Quaresma:
http://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm

PARTILHA: Você está praticando alguma penitência nesta quaresma? Qual? Como está sendo a experiência?

Nenhum comentário: