sábado, 7 de agosto de 2010

Agosto: Mês Vocacional

O mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. É um mês temático como normalmente chamamos, pois durante esse tempo refletimos sobre um tema específico, embora outros assuntos também venham à tona.
O mês de agosto como vocacional foi indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – em 1981. Em 1983, reforçando esta caminhada, foi celebrado em todo o Brasil um Ano Vocacional. O objetivo principal foi o de instituir um tempo, o mês de agosto, voltado prioritariamente para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios.
O costume deste mês de agosto é que comemoremos as diversas vocações a cada semana: no primeiro domingo é o dia das vocações sacerdotais. No segundo domingo de agosto, por imitação do segundo domingo de maio, temos o Dia dos Pais. No terceiro domingo do mês, que ora vivemos, recordamos a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidade de vida apostólica e hoje também nas novas comunidades.
O quarto domingo de agosto é o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença ao interno da Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida.
A Paróquia de Santo Antônio tem sido fértil em diversas vocações e, dentre estas destacamos a do nosso amigo Tiago que, atualmente prepara-se no Seminário São José para ser Padre Diocesano.

Nenhum comentário: