sábado, 17 de abril de 2010

Primeira Eucaristia

Confira as fotos da Primeira Eucasristia que aconteceu domingo, dia 11 de abril. 23 catequisandos da Turma de 2º ano de Eucaristia dos catequistas Fernando, Tatiane e Camila recebem o Cristo Eucarístico pela primeira vez:


sábado, 10 de abril de 2010

Escola de Formação

A Cordenadação da Catequese da Paróquia de Santo Antônio convida a todos os catequistas para A Escola de Formação Permanente, neste sábado, dia 10 de abril, a partir da 19h na Comunidade Santo Antônio.
O objetivo principal da formação do catequista é o de prepará-lo para comunicar a mensagem cristã, àqueles que desejam entregar-se a Jesus Cristo. A finalidade da formação requer, portanto, que o catequista se torne o mais capacitado possível a realizar sua missão. A Aline e a Kátia deixaram um convite aqui para todos OK!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Feliz Páscoa

Neste dia de Páscoa, gostaríamos de desejar a você muita paz e harmonia. Que você tenha um reencontro consigo mesmo e que as portas que Ele já abriu conduzam realmente a um caminho de muita luz, renovação e libertação.
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos que ama" (Jo 15, 13), disse Jesus. E Ele assim fez.

sábado, 3 de abril de 2010

Partilha do Mingau na Comunidade SCJ

Ensaio para a dramatização da Paixão de Cristo após a Partilha do Mingau







Após a Celebração da Paixão do Senhor os membros da Comunidade Sagrado Coração, assim como das demais comunidades participaram da partilha do mingau, uma tradição da comunidade na sexta-feira santa.



Celebração da Paixão: Adoração da Cruz

As 15h00 desta Sexta-feira Santa ocorreu a Celebração da Paixão do Senhor na Comunidade Santo Antônio. Ao contrário dos outros rituais da Igreja, na Sexta-Feira Santa não há missa, nem celebração da Eucaristia. Tradicionalmente, os altares são despidos de adornos religiosos e durante a celebração não há orações eucarísticas, parte principal nas demais cerimônias católicas. É um dia dedicado à adoração do Cristo crucificado, e à meditação diante do sofrimento e da dor que afligem a humanidade.
O segundo momento da celebração é adoração da cruz, onde todos em sinal de respeito se aproximam e beijam a cruz. neste gesto veneramos acruz, pois Jesus não fugiu dela, sabia que se tornaria o caminho para a ressurreição.

Via Sacra

Iniciando a Sexta-feira Santa às 07h00 a comunidade Sagrado Coração realizou a Via Sacra, saindo da área em frente á Capela, percorrendo as ruas José Tadros, Artur Reis, Miguel Ribas Ypiranga e São josé. Na caminhada, onde se lembra os momentos que levaram Jesus a morte e ressurreição, os grupos da comunidade fizeram a reflexão da 1ª a 9ª estação (estações da Via sacra). Na Feira do Produtor encontrou-se com as demais comunidades da Paróquia para juntos realizar as estações 10ª a 15ª em direção a Comunidade Santo Antônio, onde fo encerrada a caminhada. Neste percurso o GRUTEC (Grupo de Teatro Cristão) fez a encenação dos momentos finais da Via Sacra. Olha as fotos aí:














Missa da Ceia do Senhor

A Missa da Ceia do Senhor, foi celebrada na Comunidade Santo Antônio na Quinta-feira Santa às 19h00 e contou com a particpação de pessoas de todas comunidades da Paróquia de Santo Antônio.
Nesta missa se celebra última ceia de Jesus com seus apóstolos e também quando Ele institui a Santa Eucaristia. (Liturgia do dia)
No início da noite da primeira Quinta-feira Santa, Jesus quis comer a ceia pascal com seus discípulos; deu também, como Mestre, um exemplo belíssimo de humildade, fez o Lava-pés. Foi durante esta refeição que nosso Salvador instituiu seu próprio memorial, a sagrada Eucaristia!
Ao final todas as seis comunidades da Paróquia (São Pedro, São Filipe, Sagrado Coração, Santo Antônio, Santa Clara e Sagrada Família) ficaram em Adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite. No Sagrado a adoração foi conduzido pelos ministros Mário, Nadson e Sebastiana, além de todos os grupos que particparam com suas reflexões.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Missa dos Santos Óleos na Catedral


A Missa dos Santos Óleos (?) ou Missa do Crisma na manhã desta quinta marcou o primeiro dia do chamado Tríduo Pascal (?), que são os três dias, quinta-feira santa (?) , sexta-feira santa (?) e o sábado da Vígilia Pascal (?) , considerados santos, que antededem o Domingo de Páscoa. Esta celebração consiste em dois pontos fundamentais:
<> a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo.
<> a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.
Nem mesmo a forte chuva que caiu durante a manhã impediu que milhares de pessoas comparecessem Catedral Metropolitana de Manaus(?). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Luis, além dos bispos auxiliares, D.Mário e D.Sebastião, que inclusive está se despedindo da Arquidiocese de Manaus para assumir a Diocese de Coroatá (?), no Maranhão. Domingo, dias 04 às 10h00 acontecerá a Missa de despedida de D.Sebastião. Padres de todas as paróquias da cidade, além de vários religiosas também compareceram.